sábado, 22 de agosto de 2009


MOÇÃO Nº 004/2008
Exmo. Sr.
Presidente da Câmara Municipal
De Santa Rita do Sapucaí - MG

Os Vereadores que a esta subscrevem apresentam a presente Moção, em homenagem à memória do "Pai do Vale da Eletrônica", o Prefeito Paulo Frederico Toledo.
Primeiramente, lamentamos que a data dos dez anos de falecimento de tão importante figura da história de nosso município, tenha passado despercebida para a maioria das pessoas.
Para reparar esta injustiça, apresentamos a presente Moção, tendo-se em vista que estamos no período de realização da 10ª FIVEL (Feira Industrial do Vale da Eletrônica).
Em respeito à nossa história, não podemos esquecer que a implantação do "Vale da Eletrônica" e o conseqüente desenvolvimento industrial de nosso município se deveu, em grande parte, ao idealismo e à coragem de Paulo Frederico Toledo (o "Paulinho dentista").
Paulinho, ainda como Vice-prefeito do município, em 1984, idealizou as primeiras ações para divulgar o potencial de Santa Rita do Sapucaí e atrair indústrias do setor de eletrônica e telecomunicações. Seu empenho fez surgir a marca "O Vale da Eletrônica". Suas ações, aliadas ao excelente nível de ensino da ETE e do INATEL, possibilitaram o sucesso da implantação de nosso projeto de desenvolvimento industrial.
Quando, pela força das circunstâncias políticas, assumiu a Prefeitura Municipal, Paulinho continuou investindo no projeto do "Vale da Eletrônica".
Obviamente, o "Vale da Eletrônica" não foi obra apenas sua. Não podemos esquecer do papel de pessoas como "Sinhá Moreira" e várias outras figuras ilustres de nossa história. Também não podemos esquecer o papel de cada elemento de nossa sociedade (cidadãos comuns, estudantes, empresários, autoridades). Mas, não podemos deixar de registrar o papel decisivo assumido por Paulo Frederico Toledo neste processo.
Sua capacidade de sonhar, planejar e pôr em prática seus sonhos e projetos foi fundamental para o começo dessa grande obra.
Conclamamos toda a sociedade santa-ritense a reconhecer a importância deste político visionário e empreendedor e a ajudar a preservar a história do nosso "Vale da Eletrônica".
Diante do exposto, na qualidade de Vereadores, requeremos a Vossa Excelência que submeta à aprovação do Plenário a presente Moção, para que passe a expressar o pensamento da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí.
Santa Rita do Sapucaí, 05 de agosto de 2008.
Magno Magalhães Pinto
Marcos Avelino de Souza
Antônio Monserrat de Souza
Mauri Rodrigues de Lima
Vagner Fernandes Mendes
Aníbal do Rego de Medeiros Neto
Renato Antônio de Martha
Clarismon Inácio
Marlene Maria Dias Carneiro